Olá seja bem-vindo/a ao forum com o melhor da discografia da música caboverdiana. Para acessar faça login ou registro, para que possas ter acesso a todo o conteúdo do fonrum (imagens e link's).

Obrigado Semog/CVMusic.



 
InícioportalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

  Kim Alves - Dança das ilhas - 2006

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Semog
Admin
Admin
avatar

Localização : Dordrecht - Holanda
Idade : 37
Data de inscrição : 17/01/2012
Reputação : 97
Mensagens : 1707

MensagemAssunto: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   15th Março 2013, 21:17


Kim Alves - Dança das ilhas - 2006



Artist - Kim Alves
Album - Dança das ilhas
Year - 2006
Genre - Morna/Coladeira/Funaná/Bandeira/Tabanca
Full Size - 38Mb
Vl. Bits - 128Kbps
Tracks - 11
Format - MP3
Country - Cape Verde Island
Cover - Yes
Server - Zippyshare
Posted by - Semog

1 - Spiritu'l tabanca
2 - Bandeira Nhô San Filipe
3 - Desgraça'l de um camponesa
4 - Tarrafal
5 - Tudo funaná
6 - Borda'l pilon
7 - Corintiano
8 - Doce guerra
9 - Kesmyn Cristal
10 - Violão rafilon
11 - New Bedford

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

UMA ANÁLISE DO CD POR KIM ALVES:

O projecto Dança das Ilhas constitui-se num projecto de recolha, pesquisa e execução descodificada de rítmos caboverdeanos,para orquestra de cordas,baseando-se a pesquisa em dois pilares fundamentais: a pesquisa musical etnográfica,que procura estudar e apreender os rítmos autóctones no seu espaço social (os seus atores no seu quotidiano, e as emoções que lhe são subjacentes), e a pesquisa musical técnica que procura apropriar-se das linguagens técnicas da nossa música (dentro do seu referencial próprio), no sentido de compreendê-las cabalmente, com o objectivo último de perceber os espaços passíveis de aperfeiçoamento e refinamento técnicos, a bem da nossa cultura.

No tocante à etnografia musical, o disco aborda com incrível propriedade as linguagens métricas dos nossos rítmos (conferindo aos mesmos uma impressionante clareza), e descodifica as linguagens emocionais dos mesmos(substrato ímpar que os confere uma identidade própria) de forma simples ( acessível a qualquer leigo musical) e sofisticada (perceptível na razão directa com o entendimento musical do ouvinte), conseguindo, através das harmonizações melódicas e rítmicas, transmitir as sensações específicas a que cada rítmo convida em seu estado mais puro e popular ( nas ruas, no chamado “ terra terra” ) .
Não obstante, a pesquisa etnográfica ainda tem o mérito de trazer à tona, e de forma muito mais penetrante ( devido às harmonizações instrumentais introduzidas),ritmos nacionais de riqueza métrica estonteante que têm-se mantido escondidos do panorama nacional e confinados a momentos específicos (sem projecção mediática nacional) de festas regionais, como o são os rítmos bandera, bragamaria e canizadi, da ilha do fogo, dentre outros.

No tocante à pesquisa técnica no sentido da execução da nossa música, o disco poderá ser considerado como uma autêntica escola de música de Cabo Verde, na medida em que o domínio perfeito e virtuoso das técnicas tradicionais de execução (instrumentos de cordas e percurssivos para mornas e coladeiras, gaita e ferrinho para o funáná, e instrumentos de percurssão para os ritmos “desarmonizados” melódicamente como a tabanka, o batuko, a bandera, o canizadi, etc) permitiram ao autor a demonstração de toda a beleza harmónica da nossa música e também permitiram ao mesmo encontrar as fórmulas mais felizes de harmonização instrumental dos rítmos que tradicionalmente são exclusivamente percussivos, permitindo, assim, a manutenção dos padrões métricos e emocionais que constituem a sua identidade (a sua alma).

Por outro lado, e debruçando-se sobre o capítulo dos estudos evolutivos na apropriação e execução dos nossos rítmos, o autor apresenta estudos fabulosos de uso da técnica da guitarra clássica na nossa música (para violão de 6 cordas e guitarra de 12 cordas), nos quais a simultaniedade de execução de várias acções ao mesmo tempo confere uma beleza única às composições excutadas, elevando a nossa música tradicional a patamares de padrão elevado ( em termos de músicas do mundo).
As harmonizações de cordas (não só as melódicas e rítmicas mas também o convívio harmonioso entre os vários instrumentos, sem sobrecarregamento de células rítmicas) elaboradas para o funáná, a tabanka, a bandera e o canizadi, constituem-se sem dúvida num referencial seguro e confiável para o estudo dos mesmos pelos músicos nacionais, da velha e nova geração, visto que o sofisticamento técnico impele a um estudo mais rigoroso, e a fidilidade à emotividade singular de cada rítmo assegura uma continuidade evolutiva da nossa música, sem que caiamos no erro de desvirtuar a nossa música em nome de um pseudo-modernismo acrítico.

O legado dos chorinhos dos grandes violonistas caboverdeanos do passado (como por exemplo Luis Rendall e Tazinho), também apresenta-se, neste disco, em óptimo “ estado de conservação”, ou até renovado com o uso de harmonias mais refinadas.

Em termos específicos de harmonizações e escala utilizadas nos solos do mesmo, o CD
Dança das Ilhas erige-se, sem dúvida, numa verdadeira revolução harmónica na música de Cabo Verde e , ao mesmo tempo e felizmente, numa prova irrefutável de que é possível à música tradicional evoluir para patamares harmónicos que a fazem ombrear com qualquer música erudita ( clássica ou moderna) sem perder a sua identidade e sua alma.
Em suma, estamos perante um trabalho que, a nível nacional, se constitui numa referência ímpar para o estudo da nossa música tradicional, e , a nível internacional, se constitui numa importante janela de Cabo Verde no Mundo.

Posto isto, só nos resta afirmar que o projecto Dança das Ilhas representa, por agora, o estágio musicalmente mais elevado e refinado das pesquisas em música de Cabo Verde, ou seja, pode ser considerado um tomo importante da enciclopédia viva da música de Cabo Verde, isto é, um documento altamente recomendável



Voltar ao Topo Ir em baixo
loginlino



Data de inscrição : 03/08/2014
Reputação : 0
Mensagens : 134

MensagemAssunto: Re: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   13th Agosto 2014, 14:02

Ola pessoal,


Podem por favor atualizar o link que esta off?

Obrigado.

abrac
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.linofreire.com
bibichu



Data de inscrição : 06/07/2015
Reputação : 0
Mensagens : 20

MensagemAssunto: Re: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   6th Julho 2015, 17:55

viva! pode atualizar o link, please?
Voltar ao Topo Ir em baixo
NelsonBarros



Data de inscrição : 01/04/2012
Reputação : 2
Mensagens : 8

MensagemAssunto: Re: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   8th Julho 2015, 21:22

muito bom
Voltar ao Topo Ir em baixo
bibichu



Data de inscrição : 06/07/2015
Reputação : 0
Mensagens : 20

MensagemAssunto: Re: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   10th Julho 2015, 10:50

alguém pode disponibilizar um novo link? preciso desse disco para fazer um trabalho escolar. é importante e urgente! agradeço a quem puder ajudar!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
radcd



Data de inscrição : 09/07/2013
Reputação : 1
Mensagens : 49

MensagemAssunto: Re: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   18th Março 2016, 16:59

link desatualizado
Voltar ao Topo Ir em baixo
djalex1207



Data de inscrição : 04/11/2012
Reputação : 1
Mensagens : 29

MensagemAssunto: Re: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   23rd Março 2016, 18:14

obrigado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Kim Alves - Dança das ilhas - 2006   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Kim Alves - Dança das ilhas - 2006
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Muzka d'Kab Verde/Music from Cape Verde/Musique du Cap Vert :: Morna/Coladeira/Funaná/Tabanca/Batuque/San-Jon/Carnaval/Mazurca/Jazz/Pop-Rock/Country/Soul (albuns/faixas) :: Albuns (2000/2009)-
Ir para: